Muitos são os mitos, tradições e superstições que existem associados ao casamento. Desde a cor do vestido, à posição do altar, passando pela duração do noivado sem esquecer a tradição de casamento do noivo não ver o vestido de noiva antes do matrimónio. Enfim, as tradições de casamento são diversas e a verdade é que cada religião, país e cultura tem as suas próprias tradições.
No entanto, há algumas são transversais a religiões, culturas e países e que são bastante comuns. Uma tradição de casamento muito é comum é a de a noiva usar “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”.
Este artigo vai ajudá-la a desmistificar a tradição de casamento de a noiva ter algo velho, novo, emprestado e azul. Serão dadas dicas infalíveis que a vão ajudar a perceber como pode colocar esta tradição em prática no dia do seu casamento.
Origem da tradição de casamento “algo velho, novo, emprestado e azul”
Na verdade a celebração do casamento possui diferentes tradições que se foram aperfeiçoando com o passar do tempo. Cada uma dessas tradições tem uma história que levou à sua origem.
A tradição de casamento de “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul” tem a sua origem num ditado britânico. Este ditado refere que a noiva deve usar no dia do seu casamento: “something old, something new, something borrowed, something blue, a sixpense in your shoe”. Este ditado surgiu na era Vitoriana de Lancashire na Inglaterra. Segundo a tradição, a noiva deveria usar os objetos mencionados no ditado no dia do casamento para atrair boa sorte para o casamento. Isto, porque as pessoas acreditavam que estes itens trariam casamentos felizes, proteção do mau olhado e fertilidade para o casal.
Algo velho
Antigamente, muitas noivas tinham a tradição de usarem peças herdadas da mãe e da avó. Como por exemplo, o vestido de noiva ou acessórios. Hoje em dia a tradição das noivas usarem os vestidos das mães e avós caiu em desuso. Porém, muitas noivas ainda mantêm a tradição de usarem no seu casamento peças da mãe ou da avó. Esta tradição mantém-se como herança familiar. Assim, marca-se a continuidade da família e o laço da noiva com o seu passado e familiares.
Dessa forma, o significado de “algo velho”, segundo a tradição popular refere-se a peças que representem a sua história. Para algumas pessoas o uso de algo velho significa ainda a proteção contra o mau olhado dos noivos que se vão casar.
Algo novo
Ao referir-se a algo novo o ditado popular sublinha a importância de estrear algo no dia do casamento. Isto, porque algo novo traz-nos o otimismo acerca do futuro. O casal que vai contrair matrimónio vai entrar num novo capitulo da sua vida. Desse modo, a existência de algo novo traz boa energia, entusiasmo e felicidade para com esta etapa que agora começa. Este objeto novo pode ser desde o vestido de noiva, o véu, os sapatos, as jóias, lingerie, etc. As possibilidades são imensas! Escolha a que mais lhe fizer sentido.
Algo emprestado
Usar algo emprestado no dia do seu casamento traz boa sorte para o matrimónio. Assim, aconselha-se o uso de algo emprestado por alguém que seja importante para si. Pode ser algum amigo ou familiar de quem goste muito e que tenha um casamento feliz. Ao utilizar algo emprestado dessa pessoa acredita-se que a boa sorte de ter um casamento feliz aconteça também com os noivos.
Esta superstição antiga referia até que pedir a lingerie emprestada a uma amiga com um casamento feliz e filhos saudáveis atrairia essa mesma sorte para o casamento.
Todavia, o essencial é honrar alguém de quem goste muito usando algo de valor real ou sentimental como um acessório de cabelo ou uma joia familiar.
Algo Azul
A utilização de algo azul no dia do seu casamento, segundo o ditado popular inglês, pretende proteger as noivas no dia do seu casamento contra o mau olhado. Contudo, por outro lado o azul também significa amor, pureza e fidelidade. Ora, estas são três características consideradas essenciais para um casamento sólido. A peça azul poderá ser a liga, um pormenor no ramo da noiva, uma joia, um acessório, a lingerie ou o próprio vestido!
Ouça a sua intuição
Não precisa de fazer algo só porque um ditado popular inglês antigo assim o dita ou porque existe essa a tradição. As tradições e ditados populares existem porém devemos segui-los tanto quanto façam sentido para nós. Desse modo, se o ditado lhe fizer sentido e quiser cumprir esta tradição pode fazê-lo. Mas o mais importante é seguir a sua intuição e escolher aquilo que mais tem a ver consigo!
Se quiser receber no seu e-mail os nossos artigos, por favor, subscreva aqui ❤️