O Casamento Civil de Sonho: 7 Passos Simples

Depois do pedido de casamento, à medida que o tempo passa, vai começando a surgir a ansiedade com tudo o que há para organizar um casamento. Num casamento civil não é diferente.

Quantas vezes se sentiu perdida sem saber por onde começar a organizar o seu casamento civil?

Estes passos vão ajudá-la a preparar o seu casamento civil de sonho.

1. Antes de começar…

Antes de tudo, um casamento civil é um processo legal formal de união entre duas pessoas, independentemente da sua orientação sexual e/ou afiliação religiosa. Assim, este realiza-se perante as autoridades civis.

Existem três modalidades de casamento civil:

  • Casamento civil;
  • Casamento Católico ou Casamento Civil para Igreja Católica;
  • Casamento civil sob forma religiosa (realizado de acordo com os ritos de uma determinada religião).

2.Por onde começar?

Em primeiro lugar deve-se escolher a data para um casamento civil. Assim que a data esteja escolhida pode-se começar o processo burocrático. Posteriormente inicia-se o processo inicia-se apresentando a declaração para o casamento. Este pode ser realizado em qualquer registo civil online ou físico e deve ser iniciado com pelo menos um mês de antecedência à data do matrimónio.

As pessoas que podem iniciar o processo de casamento são:

  • os próprios noivos;
  • procuradores com poderes especiais;
  • os párocos, ministros do culto da igreja ou comunidade religiosa radicada no país (este último mediante requerimento).

Posteriormente à autorização para o casamento, os noivos têm um período de seis meses para casar.

3.Onde?

Relativamente ao local, o casamento civil pode ser feito de duas formas:

  • num registo civil dentro do horário normal de funcionamento dos serviços;
  • ou num lugar diferente.

Se acaso de pretender um casamento num local distinto e/ou fora dos horários é possível. Nesse sentido basta acordar a data e o horário com o conservador.

Por outro lado, se o seu grande desejo é casar fora de Portugal, num lugar de sonho, saiba que é possível.  Se acaso o casamento civil se realizar perante as autoridades locais apenas é necessário apresentar um documento que demonstre a capacidade de casar. O comprovativo de capacidade matrimonial é possível de obter no registo civil português.

Logo após de ter realizado o seu casamento de sonho pode registá-lo em Portugal. Se, por exemplo, tiver casado no estrangeiro perante as autoridades portuguesas no consultado não precisa efetuar este registo.

4.Quem deve estar presente?

A princípio para um casamento civil se realizar é necessário estar presente:

  • os noivos ou
  • um dos noivos e o procurador do outro.

Todavia, podem ainda estar presentes entre duas a quatro testemunhas. Porém, as testemunhas não são obrigatórias sendo possível realizar um casamento civil sem testemunhas.

Por outro lado se tiver a intenção for ter muitos convidados saiba que existe a possibilidade de qualquer pessoa poder assistir à celebração do casamento.

5.O que vestir?

Um casamento civil não obedece a regras quanto àquilo que se deve usar, nem relativamente ao tipo de fato do noivo nem ao tipo de vestido de noiva.

Se é noiva e o casal decidiu que quer um casamento civil escolha o vestido que mais gostar,  que mais lhe fizer sentido e que melhor fique no seu tipo de corpo.

Para o casamento civil pode escolher um vestido de noiva simples, um vestido sem ser branco, um vestido longo, um vestido midi ou um vestido curto. Existem vestidos de noiva para pessoas altas, baixas, magras, gordas, para todos os tamanhos e tipos de corpo.

Pode escolher um vestido mais moderno, mais romântico, mais tradicional ou outro estilo completamente diferente que a represente.

A Vestido Meu tem muitas opções de vestido de noiva para casamento civil. Se for do seu interesse faça a sua marcação aqui para ter um atendimento personalizado.

6. Que acessórios são necessários?

Os acessórios é um dos aspectos que causa dúvidas em muitos noivos. Isto porque estes são o pormenor que pode fazer a diferença no visual do seu dia de casamento. Desta forma, estes são de extrema importância no dia do seu casamento civil.

O acessório mais comum e obrigatório são sem dúvida as alianças. Existem alianças de casamento de todo o estilo, forma e feitio e muitas vezes ainda há a opção de fazer pequenas alterações para ficarem ao gosto dos noivos.

Neste mesmo sentido, outro acessório muito comum são as jóias nomeadamente os brincos, colares ou pulseiras. As jóias para noiva e o noivo usarem no casamento podem ser desde as mais clássicas às mais modernas sem esquecer as mais arrojadas, simples, discretas e elegantes. Estas podem ter mais ou menos pedras, ter pormenores em pérolas, flores ou outros designs diferentes. Existem jóias para todos os gostos e estilos que lhe vão dar aquele toque especial e diferenciado.

Pode ainda levar um ramo de flores. Tradicionalmente, a noiva leva um ramo de flores no seu casamento. E, se lhe fizer sentido, podes levar um no dia do seu casamento civil.

Há ainda noivas que escolhem levar um acessório de cabelo como por exemplo uma tiara, um véu ou um grampo decorativo. Se é uma noiva que gosta de acessórios de cabelo, e acha que um acessório de cabelo pode fazer a diferença no seu penteado e no seu aspeto final, escolha um e use-o no seu casamento civil.

7. Relaxe e aproveite!

O casamento civil é aquilo que quiserem que seja, quando quiserem que seja e onde quiserem que seja desde que aprovado e acordado com o registo civil. Existe uma cerimónia, palavras e normas que devem ser seguidas. Contudo, é possível fazê-lo sem festa, sem cerimónia católica ou de outras religiões. O mais importante é fazer uma reflexão com o cônjuge sobre o casamento civil: definam o orçamento, pensem o local, a data, o país, a modalidade de casamento civil, os convidados e o tipo de regime de bens.

Organizar um casamento não é tarefa fácil! São muitas as escolhas e as decisões que têm de fazer. São muitas as burocracias e papéis, alguns que até imaginou não serem necessários. Todavia, lembre-se é o seu casamento, vai ser o seu dia, então é importante que invista o tempo que for necessário para que o seu casamento seja como sonhou.

Será um dos dias mais felizes da sua vida, um dia do qual se vai lembrar eternamente. Existirão muitas memórias registadas em fotografia e vídeo e muitas outras que ficarão eternamente gravadas na sua mente e no seu coração. Então quando estiver organizar o seu casamento faça-o à sua imagem e exatamente como sonhou.

Quando chegar o seu dia de matrimónio relaxe e aproveite. É o seu dia, o dia especial pelo qual tanto sonhou e esperou, já está tudo preparado e a acontecer. Agora é só aproveitar e divertir-se.

Se quiser receber no seu e-mail os nossos artigos, por favor, subscreva aqui ❤️

Compartilhar

Outros Artigos

Envie uma mensagem