Um dos acessórios mais comuns e importantes no visual de uma noiva é sem dúvida o véu. O véu, como acessório clássico e romântico, é sem dúvida aquele que suscita mais dúvidas e indecisões na hora de escolher. Assim, este artigo pretende dar-lhe a conhecer as diferentes tipologias de véu que existem de forma a facilitar-lhe este processo de decisão.
História do Véu de Noiva
A tradição da noiva usar véu começou na Grécia Antiga. Assim, nesta época, os véus são como símbolo de pureza e nobreza. Dessa forma, estes tinham como objetivo proteger a noiva contra o mau olhado.
Posteriormente, na idade média, começou-se a associar o tamanho do véu da noiva à sua riqueza. Dessa forma, quanto maior fosse o véu, maior era a riqueza da noiva.
Para outras culturas e tradições o uso do véu simboliza também a pureza e inocência feminina. Por outro lado, na tradição judaica o uso do véu simboliza que o noivo está interessado na noiva pela sua beleza interior.
Dessa forma, podemos inferir que o significado e simbologia do uso do véu evoluiu e é diferente ao longo do tempo e consoante o contexto cultural.
No entanto, certo é que o uso do véu, ainda que com significados diferentes, manteve-se. A maior prova disso é que nos dias de hoje muitas são as noivas que escolhem usar este acessório no dia do seu casamento.
Tipos de Véus de Noiva
Existem diversos tipos de véus. Nomeadamente:
- Longos;
- Médios;
- Curtos;
- Mantilhas;
- Capa.
Véu de Noiva longo
Os véus longos são o tipo de véu mais usado por noivas que se casam numa catedral, capela, igreja, espaços fechados e/ou eventos mais formais. Isto, porque estas peças dão um toque mais cerimonial, de classe e elegância ao visual. Estes podem ser véus catedral ou capela.
Entre os véus longos, os véus catedral são os mais longos podendo ter entre 2 a 5 metros de comprimento. Ademais, estes são mais compridos que a própria cauda do vestido e adequam-se para noivas com um estilo clássico, romântico e sofisticado. Assim, os véus catedral combinam com penteados apanhados e vestidos longos, penteados apanhados em formato sereia ou evasé.
Ainda nesta categoria, existe o véu capela que cai até à altura do joelho ou do tornozelo. Este véu acompanha o comprimento do vestido de noiva podendo ter até 2 metros. É uma versão discreta do véu catedral.
Véu de Noiva Médio
Outra tipologia de véu são os véus médios. Estes adequam-se para cerimónias de dia e mais informais. Esta tipologia de véus é escolhida por noivas que pretendem manter o estilo tradicional mas com toque mais leve e cómodo.
Nesta categoria existem os véus ponta de dedo em que o comprimento vai até à ponta do dedo indicador da noiva. Dessa forma, este véu é um prático e aconselhado para todos os tipos de vestidos de noiva.
Véu de Noiva Curto
Existem ainda os véus curtos. Estes indicam-se para visuais mais leves e combinam bem com vestidos de noiva cai-cai e/ou curtos. Muitas vezes estes véus usam-se também em conjunto com véus mais longos para cobrir o rosto da noiva no momento em que esta sobe ao altar.
Ainda nesta categoria existe também o véu birdcage composto por uma rede que cobre parte do rosto. Dessa forma, este pode ter penas, jóias, flores de tecido ou até estar preso a um chapéu.
Mantilhas
Uma opção aos véus de noiva mais tradicionais são as mantilhas. Estas são geralmente feitas de renda e bordadas. As mantilhas podem usar-se para complementar vestidos de noiva clássicos, lisos e sem muitos detalhes. Contudo, no caso do vestido de noiva ser feito de renda é importante que os detalhes do vestido de noiva e da mantilha estejam em perfeita harmonia.
Este acessório coloca-se junto à cabeça, abaixo do coque, ou pode ser preso em toda a cabeça.
Véu Capa
Outra escolha de véu de noiva é o véu capa. Este é um véu mais moderno. Porém também muito confortável já que há facilmente se retira em algum momento da festa de casamento se assim for a intenção da noiva. Esta característica deste véu permite também à noiva facilmente ter um visual dia para a cerimónia mais clássico e elegante e à noite para a festa de casamento um visual mais leve e informal. Este véu pode ainda ser uma excelente opção para as noivas que optarem por um casamento nas estações do ano mais frias como o outono e o inverno.
Experimente, teste e divirta-se!
Muitas são os véus que existem. São tantos e tantos feitios que pode ficar difícil na hora de escolher. O truque é experimentar e testar qual gosta mais de ver em si e se fica melhor com o vestido de noiva que escolheu.
Se quiser receber no seu e-mail os nossos artigos, por favor, subscreva aqui ❤️